O controle de pragas em São Paulo nunca foi tão necessário quanto agora. Existem muitas ameaças para aqueles que moram nessa grande cidade. Ratos, mosquitos e outras tantos animais e insetos que podem invadir o seu ambiente e propagar doenças.
Você sabia, por exemplo, que a maior praga urbana em São Paulo não são as baratas?
Entender o que pode atingir o seu lar é o primeiro passo para controlar as pragas urbanas. E no nosso artigo de hoje, vamos te mostrar exatamente o que você enfrenta. Vem com a gente descobrir as 4 maiores pragas urbanas em São Paulo.
O que este artigo aborda:
- O que consideramos como as “piores” pragas urbanas em São Paulo?
- Mosquito (Aedes Aegipty)
- Ratos
- Pombos
- Cupins
- Como evitar que essas pragas urbanas atinjam minha casa?
- Por que o controle de pragas urbanas é tão necessário?
- E se você precisa de controle de pragas em SP, está na hora de chamar a Ajax.
O que consideramos como as “piores” pragas urbanas em São Paulo?
Quando falamos em piores pragas em SP, temos dois critérios em mente. A primeira delas é a periculosidade da praga em si. Ou seja, o quanto ela faz mal ao seres humanos. O segundo critério é o quão grande é a população da praga urbana em si. Sendo assim, estipulamos um ranking das 4 pragas mais nocivas e mais comuns em São Paulo.
Vamos lá?

Mosquito (Aedes Aegipty)
A primeira e mais perigosa praga em São Paulo e região é o mosquito, mais especificamente o Aedes Aegypti. Todos os anos, uma epidemia de dengue se espalha pelo estado, e como principal vetor da doença é o mosquito Aedes Aegypti, as prefeituras e os moradores travam uma batalha para eliminar essa praga urbana.
Os casos de dengue chegam, todos os anos, a números preocupantes. Em 2021, por exemplo foram mais de 140 casos registrados. E quando falamos em mosquito (e no aedes aegipty) não é apenas com a dengue que precisamos nos preocupar. Ele também é o responsável pela transmissão do Zika e da Chikongunya.
Todo cuidado é pouco. Realize o controle dessa praga urbana em sua casa para se proteger.
Ratos
Os ratos estão na nossa segunda posição. Isso por que a estimativa é que existam em São Paulo mais de 120 milhões de ratos. Isso mesmo, a população de roedores chega na casa dos milhões. E essas não são pragas urbanas que não afetam a saúde humana. Pelo contrário, os ratos transmitem doenças seríssimas e que podem afetar gravemente a quem entra em contato com eles.
Algumas doenças transmitidas por ratos são:
- Peste bubônica,
- Leptospirose,
- Tifo Murino,
- Febre de mordida de rato,
- Hantavirose,
- Alergias,
- Asma.
Mais uma vez, o controle de pragas é muito necessário para combater focos de infestações de ratos.
Pombos
Em terceiro lugar estão os pombos. A população dessas aves em São Paulo tende a aumentar e diminuir de acordo com a alimentação que recebem. É por isso que a própria Secretaria Municipal de São Paulo orienta os moradores da cidade a não alimentar os pombos. Com a alimentação garantida, a população das aves aumenta de forma desenfreada causando danos materiais e a saúde de quem mora em SP.
Alguns dos problemas que os pombos causam são:
- Propagação da histoplasmose;
- Destruição e deterioração de monumentos históricos e obras que se localizam á ceu aberto;
- Propagação da salmonelose;
- Gastos significativos com a limpeza desses monumentos e de outras partes da cidade;
- Propagação da criptococose;
O controle dessa praga urbana é a única forma de combater os pombos. Profissionais precisam realizar esse controle, já que matar pombos é proibido por lei.
Cupins
Você sabia que 47% de São Paulo é infestada por cupins? É um pouco assustador, mas é verdade. Apesar dessa praga urbana não causar danos à saúde, quando se trata de danos materiais, a história é outra. E a principal espécie que se alastra por SP é a de cupim subterrâneo, que não tem predadores naturais e, portanto, prospera e aumenta de população a cada ano que passa.
Realizar a descupinização é de vital importância para evitar que bens materiais e até mesmo árvores sejam reduzidos a pó pelos cupins. No caso de árvores, os danos podem se estender mais caso ela caia em cima de carros, fiações elétricas e etc.
Como evitar que essas pragas urbanas atinjam minha casa?
Prestando atenção em sinais de infestação e invasão. Além disso, é importante chamar um profissional para realizar o controle de pragas no ambiente. Aliando esses dois fatores, você terá uma casa livre de pragas e, principalmente, poderá proteger a saúde dos moradores. Como vimos nessa publicação, a maioria desses invasores traz consigo doenças sérias. Não deixe que eles afetem a você e a sua família.
Por que o controle de pragas urbanas é tão necessário?
O controle de pragas realizado por profissionais é a forma mais eficaz de proteger e combater sua casa contra infestações. Isso por que os profissionais que realizam o serviço são experientes e conhecem os hábitos dessas ameaças. Ou seja, conseguem prever locais onde estão escondidas, possíveis portas de entrada para as pragas e, principalmente, como exterminá-las de uma vez por todas.
E se você precisa de controle de pragas em SP, está na hora de chamar a Ajax.
A Desentupidora e Dedetizadora Ajax atua a mais de uma década em São Paulo com o controle de pragas. São serviços de dedetização, desratização, controle de pombos e descupinização de qualidade. Além disso, a Ajax conta com sedes espalhadas por todo o estado. Assim, garante um atendimento rápido e eficiente a todos os seus clientes.
A Ajax é a solução certeira para resolver o seu problema com pragas urbanas.
São atendimentos realizados todos os dias da semana durante 24 horas. Basta entrar em contato com o atendimento imediatamente pelo telefone (11) 4114-6060; WhatsApp ou redes sociais.