Ter uma criança pequena em casa, realmente, é uma delícia, não é mesmo? Por outro lado, ter uma criança em casa exige muito mais atenção, principalmente, quanto à segurança. Será que sua casa é segura? Ela está preparada para receber uma criança pequena?
Então, de acordo com um levantamento realizado pelo Ministério da Saúde, a maior causa de morte infantil, aqui no país, são os acidentes domésticos. Uma realidade triste que pode ser evitada com apenas alguns cuidados básicos.
O fato é que crianças pequenas exigem muita atenção, é importante garantir que a casa esteja preparada para recebê-las em total segurança, sem qualquer risco de acidentes.
Pensando nisso, resolvemos mostrar aqui algumas dicas que irão lhe ajudar a tornar cada canto de sua casa um lugar aconchegante e seguro para seu filho, independentemente da idade dele. Confira!
Quer aprender como deixar seu jardim maravilhoso? Leia também Como fazer um jardim com pedra branca e grama
O que este artigo aborda:
Quarto do bebê/criança
Não importa a idade, seja recém-nascido ou adolescente, o fato é que nesse cômodo, certamente, ele passará grande parte do seu tempo. Por isso, toda atenção é pouca aos mais simples detalhes, tais como:
- Manter o berço, ou a cama, da criança, longe da janela;
- Sempre após o lazer, guardar todos os brinquedos espalhados pelo chão, para evitar tombos e acidentes mais sérios;
- Evitar móveis com rodinhas, para não correr o risco dele se apoiar no mesmo e cair;
- Colocar grades de proteção no berço, cama e janela.
Cozinha
Considerada uma das áreas mais perigosas da casa, talvez até a mais, dependendo do caso. Lembrando que na cozinha a criança pode se deparar com utensílios de cozinha, eletrodomésticos, botijão de gás, que podem causar acidentes terríveis. Por isso, o ideal é evitar a circulação de crianças nesse ambiente. Mas, sabemos que, nem sempre, isso é possível. Por isso, para garantir mais segurança, as dicas são:
- Esconda todos os fios dos eletrodomésticos, procure enrolá-los e prendê-los com elástico;
- Se certifique de deixar facas, talheres em geral, tesouras e outros objetos cortantes em um lugar bem guardado e totalmente fora de alcance;
- Guarde os sacos plásticos em locais também fora de alcance;
- Guarde isqueiros e fósforos em lugar de difícil acesso;
- Sempre que possível, cozinhe nas duas bocas de trás do fogão, mantendo os cabos das panelas virados para o lado de dentro;
- Se tiver botijão de gás, de preferência, e se possível, deixe-o do lado de fora da casa e se certifique de esconder a mangueira que liga o fogão ao botijão.
- Fazer um armário para botijão de gás, assim deixa o botijão escondido e fora do alcance da criança.
Quarto do casal
Seja por vontade, ou necessidade, muitos pais costumam deixar as crianças dormirem no quarto do casal, e isso por dias, meses ou anos. Sem falar na possibilidade da criança circular livremente por esse cômodo. Por isso, é preciso garantir que o quarto esteja seguro para um convívio tranquilo com a criança, adotando medidas como:
- Estar sempre atento à posição do berço do bebê e a da cama do casal, já que a criança pode querer escalá-lo para se juntar aos pais, e acabar sofrendo uma queda;
- Coloque protetores ao redor da criança, para o caso dela rolar, dessa forma evitará que se machuque;
- Evite deixar acessíveis objetos pontiagudos, ou muito pequenos, como joias e bijuterias, também perfumes, desodorantes, para evitar que a criança engula;
- Coloque travas nas portas do seu guarda-roupa e, isso serve também no caso de ter suíte no quarto do casal.
Sala
Geralmente, é um cômodo de muito movimento, já que é uma área de convívio, por isso, exige ainda mais atenção.Para garantir uma sala mais segura, as dicas são:
- Se for possível, parafuse rack para TV, armários,estantes, isso diminui o risco de caírem sobre a criança;
- Cuidado com o tamanho da toalha, na mesa de jantar pois, muitas vezes, ao aprender a andar, a criança costuma se apoiar em tudo que alcança, cortinas, mesas;
- Mantenha sofás e poltronas longe das janelas (que deve ter grade, rede ou tela de proteção);
- Se a casa for um sobrado, a dica é colocar uma pequena grade no começo e no fim da escada, para evitar acidentes mais sérios.
Banheiro
Nem é preciso lembrar que esse é um cômodo onde a criança pequena só deve entrar acompanhada. Mas, se certifique de tomar alguns cuidados, como:
- Jamais deixar a criança sozinha no banheiro;
- Manter sempre a tampa do vaso sanitário fechada ou com lacres (muito comuns atualmente);
- Deixar medicamentos e produtos de beleza em locais de difícil acesso;
- Colocar tapetes antiderrapantes no banheiro, até mesmo, na espaço do chuveiro.
Jardim e área de serviço
Tenha em mente que, tal como a cozinha, o jardim ou a área de serviço podem esconder alguns perigos, por isso, os cuidados básicos com essas áreas são:
- Mantenha os produtos de limpeza em um armário, fora do alcance das crianças, pois tanto suas embalagens coloridas como o perfume podem acabar chamando muito a atenção;
- Caso sua casa tenha piscina, a mantenha sempre coberta e, quando estiver usando, fique o tempo todo de olho na criança, jamais a deixe brincando sozinha, mesmo que saiba nadar;
- Mantenha o armário de produtos de limpeza sempre fechado e com a chave guardada;
- Jamais deixe baldes com água ao alcance do bebê.
Dicas bônus
Procure manter sempre todas as tomadas tampadas com protetores;
Opte por móveis de canto arredondado mas, se não for possível, use protetores de quina;
Se desfaça de brinquedos com peças pequenas e que possam ser engolidas;
Coloque telas de proteção em todas as janelas da casa;
Invista em protetores de porta, para evitar que a criança venha a prender o dedo.
E é isso, são atitudes simples, mas que podem fazer toda a diferença para quem tem criança pequena em casa. Nada como poder aproveitar a vida em família em total segurança, não é mesmo?