Assim como nos demais cômodos da casa, como na cozinha, usá-lo é um hábito cada vez mais difundido: os motivos para usar esse material podem ser os mais variados, por exemplo, se você deseja reformar os móveis sem gastar muito ou se precisar ter móveis sob medida.
- Leia também: Como chapiscar muro?
Por que escolher gesso acartonado para o quarto? Em primeiro lugar, porque o gesso acartonado é um material verdadeiramente versátil que se presta a ser cortado e moldado como preferir, acabando por ser muito útil em muitas áreas, desde o teto falso até à criação de móveis reais.
Além disso, o gesso acartonado oferece um excelente isolamento térmico, por exemplo, no caso de tetos feitos com este material, ajudando a manter o quarto mais quente. Não só isso: é um excelente isolante acústico – especialmente se tratado com materiais adicionais específicos – mas também repelente à água e praticamente resistente ao mofo.
Então, usar gesso acartonado no quarto significa ter uma ampla gama de trabalhos disponíveis para serem realizados de acordo com seus gostos e necessidades, incluindo espaço.
As obras de gesso acartonado para o quarto de fato incluem várias soluções, todas muito interessantes e que valem a pena ver em conjunto. Leia conosco e veja como usar gesso acartonado no quarto, vamos lá!
O que este artigo aborda:
- Como usar gesso acartonado no quarto com 6 ideias!
- 1. Divisórias
- 2. Gesso acartonado como “equipamento”
- 3. Closet de gesso
- 4. Crie um armário de parede
- 5. Cabeceira de drywall
- 6. Teto de gesso acartonado
- Placa de gesso no quarto: os melhores estilos de decoração
Como usar gesso acartonado no quarto com 6 ideias!
1. Divisórias
Afinal, como usar gesso acartonado no quarto? A primeira ideia para usar gesso acartonado no quarto é sem dúvida usar este material para fazer divisórias.
Uma parede divisória de gesso acartonado no quarto pode ser muito útil se pretender dividir a área de dormir da sala de uma forma elegante e simples, ou quando o quarto tem mais camas e pretende ter um pouco mais de privacidade ou, ainda, se a sala é muito grande e você quer usar os espaços de uma maneira diferente.
A parede de gesso acartonado pode ser muito conveniente se você quiser, por exemplo, instalar uma banheira no quarto.
2. Gesso acartonado como “equipamento”
Uma segunda ideia é criar uma parede equipada com gesso acartonado, um nicho ou uma estante em gesso acartonado: em ambos os casos, com pouco, é possível criar dois móveis absolutamente personalizados que, passado o tempo de instalação, podem ser pintados com as cores que você preferir, resultando em algo absolutamente lindo e funcional.
3. Closet de gesso
Uma terceira ideia é criar um closet em gesso acartonado, ou melhor, utilizar este material para criar uma parede divisória que delineie o espaço destinado ao closet, talvez colocado atrás da cama.
Desta forma, os espaços serão aproveitados de forma otimizada e um closet pode ser organizado exatamente como nos filmes. Prateleiras, suportes para camisas, cabides para calças, elementos de gaveta extraíveis, etc.
O único limite, como sempre, é o espaço disponível. Através do gesso acartonado pode optar por uma solução personalizada ao milímetro, passando a fazer uma seleção dos elementos verdadeiramente indispensáveis.
4. Crie um armário de parede
Como usar gesso acartonado no quarto? Outra ideia é criar um armário de parede em gesso acartonado perfeitamente adaptado, para ser colocado onde preferir. Perfeito especialmente no caso de tetos baixos que exigem móveis projetados.
Assim como o closet, o armário de “drywall”, como também é chamado, oferece ótimas oportunidades de armazenamento sem comprometer o espaço disponível.
5. Cabeceira de drywall
A quinta ideia é fazer uma cabeceira de gesso acartonado, para ser colorida e decorada como preferir e que dará à cama um aspecto altamente personalizado.
6. Teto de gesso acartonado
Por fim, a última ideia a ser copiada é o teto de gesso acartonado que pode ser útil para isolar acusticamente e termicamente a sala, ocultar quaisquer fios soltos, criar um rebaixamento do teto caso seja muito alto ou ser usado como uma sala de armazenamento adicional.
Não só isso: o teto falso permite criar jogos de luz e superestruturas ideais para criar ambientes sugestivos e opulentos (sanca de gesso). Imagine uma faixa de LEDs que percorre a sala, iluminando o ambiente de forma discreta e descontraída sem realmente lançar luz. Essa técnica pode ser explorada, por exemplo, em momentos de descontração.
Placa de gesso no quarto: os melhores estilos de decoração
Portanto, o gesso acartonado para mobília doméstica é amplamente utilizado: é versátil, barato, fácil de adaptar às suas necessidades.
Devido à sua versatilidade, o gesso acartonado pode ser utilizado em diferentes estilos de mobília, posicionando-se perfeitamente em quase todos os lugares. Os preços podem variar de acordo com o trabalho necessário, por isso recomendamos sempre entrar em contato com profissionais do setor que poderão enviar um orçamento gratuito e completo.
Muito depende, é claro, do estilo do móvel ou do trabalho em gesso que é realizado e da cor que lhe é atribuída. Certamente os trabalhos de gesso no quarto combinam perfeitamente com móveis clássicos, rústicos, provençais e chiques.
Este foi o nosso guia com dicas de como usar gesso acartonado no quarto. Esperamos ter ajudado você com as suas dúvidas. Até a próxima!