quinta-feira, 20 de fevereiro de 2025 - 20/02/2025 15:26:53
Casa e Jardim Portal Útil

Com o passar do tempo, qualquer pintura começa a ficar desbotada, a descascar e precisa daquele retoque. Caso os danos não sejam muito grandes, você mesmo pode cuidar da pintura do seu lar.  

Se você não tem experiência, pode ser um pouco complicado acertar exatamente o tom da cor, mas pode ser que o resultado fique mais profissional depois que você limpar a parede assim que a tinta secar.

Quer saber como você mesmo pode retocar a pintura da sua casa? Confira o nosso guia a seguir!

O que este artigo aborda:

Primeiros cuidados necessários para pintar a casa

A primeira coisa que você deve fazer é cobrir o chão com uma lona ou um plástico qualquer. O importante é que você cubra todo o chão e os móveis para evitar que os pingos de tinta estraguem o seu ambiente. 

O ideal é que você coloque uma lona sobre a outra para aumentar ainda mais a proteção.  Você pode comprar esse tipo de material em qualquer loja de construção.

pinte sua casa

Em seguida, você deve limpar todas as manchas que estiverem na área. Para isso, recomendamos que você misture 4 litros de água levemente morna, meia xícara de vinagre branco e meia xícara de bicarbonato de sódio. 

Misture todos os ingredientes num balde, molhe uma esponja, remova o excesso e então esfregue a superfície da tinta na parede para remover todo tipo de mancha. Não force muito, porque você correrá o risco de tirar ainda mais tinta da parede. 

Finalmente, passe outra esponja umedecida apenas com água após remover as manchas. Se você preferir, também poderá utilizar um limpador multiuso industrializado, porém, essa mistura caseira é bastante eficiente e ajuda a limpar e remover todas as manchas, além de ser muito mais barato.

Caso a tinta esteja descascando da parede, recomendamos que você utilize uma espátula para tirar todos os restos antes de fazer a limpeza e começar a passar a nova demão de tinta.

Antes de pintar a casa, preencha os buracos da parede

O próximo passo é preencher todos os pequenos buracos e fissuras que a parede possa ter. 

Para isso, você pode utilizar gesso, reboco ou então massa corrida. Para fazer aplicação, coloque um pouco do material em uma espátula e passe-a levemente em todos os sentidos para preencher o buraco. Então, após preencher, remova o excesso com a própria espátula, utilizando apenas a beirada dela antes de prosseguir com a pintura.

Pode ser necessário também que você lixe a superfície antes de começar a pintar. No caso de utilizar massa corrida, será necessário utilizar uma lixa, caso ela fique com aquelas pequenas bolinhas que podem estragar a sua pintura.

O reboco, gesso ou massa corrida podem ser comprados em qualquer loja de construção. Se você não tiver uma espátula, poderá utilizar qualquer outro material para preencher o buraco. Pode ser até mesmo uma esponja, embora um objeto mais duro seja mais eficiente.

Aplicando primer na parede

Para prosseguir com a pintura, é fundamental aplicar uma camada de primer  na sua parede caso ela tenha mais de 20 cm de espessura.

Compre um material que tenha a mesma base e o mesmo brilho da tinta que você está utilizando para pintar a parede. Por exemplo, se a tinta que você está utilizando é de látex, o primer também deve ser composto por látex. 

Você pode utilizar um pincel ou rolo para aplicar uma fina camada de primer antes de passar a demão de tinta. Só tome cuidado para preencher todos os pontos da parede.

Caso você realmente precise passar o primer na parede antes de passar a sua demão de tinta, é importante lixar novamente. Mesmo que você já tenha lixado após colocar uma massa nas fissuras, é necessário repetir o procedimento após aplicar o primer.

No entanto, caso sua parede tenha menos do que 20 cm de espessura, não há nenhuma necessidade de aplicar o primer. E obviamente, essa é última etapa em que você deve lixar a parede. Após fazer a pintura, nem pense em fazer isso!

Dicas

Quer aprender como deixar seu jardim maravilhoso? Leia também Como fazer um jardim com pedra branca e grama

  • Recomendamos que você só retoque a tinta caso ela tenha menos de um ano. Isso porque caso seja mais antigo, é muito improvável que você consiga acertar o tom exato da parede. O resultado pode ficar estranho, e será necessário pintar toda a parede novamente com uma cor diferente;
  • Caso a parede esteja muito danificada e você precise fazer vários retoques, talvez seja mais interessante pintar a parede toda novamente. Assim, você se assegurará de que a cor ficará de fato uniforme em toda a parede.

Sendo assim, está pronto para arregaçar a manga e colocar a mão na massa, literalmente? Antes de começar os trabalhos, clique aqui para conferir o melhor seguro residencial do mercado para que você se sinta amparado em diversas ocasiões, como danos à estrutura, roubo, danos elétricos e até mesmo desastres naturais.

 

 

1

Pode ser do seu interesse

Dicas para decoração de festa para o Dia das Crianças 

Dicas para decoração de festa para o Dia das Crianças 

Como escolher papéis especiais para convites

Como escolher papéis especiais para convites

Como fazer adubo caseiro passo a passo

Como fazer adubo caseiro passo a passo

Como fazer decoração de noivados simples

Como fazer decoração de noivados simples

<strong>As melhores plantas para incluir na decoração da sala</strong>

As melhores plantas para incluir na decoração da sala

Decoração de natal – como preparar sua casa para a melhor época do ano 

Decoração de natal – como preparar sua casa para a melhor época do ano