O sofá é algo extremamente importante não só da sala, mas da casa como um todo. É nele que você vai passar uma boa parte do tempo quando quiser simplesmente relaxar assistindo um filme ou série, além de conversar com os amigos ou ler um livro. Por isso, aprenda como escolher a cor do sofá para combinar com a decoração da casa.
E para que seu sofá seja não só muito confortável, mas também que combine com o restante de decoração, como o tapete e outros elementos. Vale a pena prestar atenção nas dicas deste post.
Leia também Frases de amor próprio para legenda no Instagram
O que este artigo aborda:
- Como escolher a cor do sofá para combinar com a decoração da casa
- Defina uma coloração complementar
- Cores neutras para pessoas mais discretas
- Cores quentes e coloridas
- Pintando as paredes
- Trocando os móveis
Como escolher a cor do sofá para combinar com a decoração da casa
Defina uma coloração complementar
Para que a cor do sofá combine com a sala, escolha cores complementares. Veja algumas boas ideias a seguir.
- Sala na cor grafite e sofá caramelo;
- Sofá preto e sala cor gelo;
- Sala com toques amadeirados e sofá de couro marrom;
Cores neutras para pessoas mais discretas
Quem não gosta de chamar muita atenção, mesmo dentro de casa, deve apostar em cores como o branco, o preto, o gelo, o cinza e o off-white.
O bom desse tipo de coloração é que são cores capazes de “esconder” a sujeira (especialmente se você escolher o cinza). Dessa maneira, será necessário fazer menos lavagens também.
Além disso, como o sofá terá uma cor mais neutra e discreta, fica mais fácil de combinar com outros objetos da sala, como uma mesinha de centro, por exemplo.
Eles também são capazes de aumentar a sensação de tranquilidade e calma enquanto você estiver assistindo televisão.
Cores quentes e coloridas
Ao contrário do tópico acima, aqui, a ideia é o total oposto: apostar em cores quentes para quebrar o clima, e trazer um pouco mais de vida e alegria para o ambiente.
Use o amarelo, vermelho, verde, azul e o laranja para dar uma sensação maior de aconchego, além de renovar as energias da casa.
Muitas pessoas jovens preferem esse tipo de coloração, pois combina mais com essa vibe de agitação e festas o tempo todo.
Caso você escolha os sofás coloridos, vale a pena também apostar em várias almofadas. Ainda mais se elas forem lisas, e com cores que se complementam à do sofá.
Por exemplo: um sofá esverdeado pode usar almofadas e terracotas, e o resultado ficará lindo.
Leia também o post Fazendo uma cozinha moderna e economizando
Pintando as paredes
Por mais que você tenha trocado o sofá, às vezes, vale a pena também mudar a cor das paredes da sala. Isso trará um ar ainda mais renovado para o ambiente, atraindo novas energias para o local.
E para fazer isso, você precisa proteger o estofamento do sofá, é claro! Portanto, cubra-o com um lençol ou retire do lugar, só voltando quando tiver acabado de pintar tudo.
Trocando os móveis
Outra boa ideia é renovar os móveis da sala também, apesar de ser mais caro. Mas, se você puder, vale a pena investir em novos móveis para mudar a cara do cômodo.
Troque o gabinete da TV, a mesinha de centro, os quadros da parede, o lustre, adicione alguns vasos com plantas, novos objetos de decoração como, por exemplo, estátuas de viagens, garrafas de bebida, etc.
Tudo isso vai deixar sua sala ainda mais bonita e aconchegante.