Quando o assunto são orquídeas, a maioria das pessoas pensam que essa planta é bem fácil de cuidar. Porém, não é bem assim! Sei que muitos de vocês tem dúvidas sobre como cuidar de uma orquídea no vaso. Afinal, a orquídea no vaso precisa ser regada regularmente, mas às vezes pode ser um desafio encontrar um lugar onde isso possa ser feito.
Dependendo da espécie de orquídea, você pode começar a cuidar dela logo que chegar à sua casa. Se você achar que esse é um hobby que pode cair no gosto de alguém, fique sabendo que existem alguns conselhos importantes que você precisa saber antes de comprar uma!
Leia também Frases de amor próprio para legenda no Instagram
Mas antes de mostrarmos sugestões de como cuidar de orquídea no vaso, vamos começar pelo básico:
O que este artigo aborda:
- O que é uma orquídea?
- Como cuidar de orquídea no vaso para ter uma planta vistosa?
- Quais tipos de orquídeas existem?
- Quais os principais problemas com as orquídeas?
- Quando você troca a terra da sua orquídea no vaso?
- Qual é o tempo para você mudar a água da sua orquídea?
- Quais os tipos de vasos para orquídeas?
- Cuidar de orquídea no vaso: Vamos começar?
O que é uma orquídea?
Uma orquídea é um gênero de plantas dicotiledôneas que pertence à família Orchidaceae. É o maior gênero de plantas vasculares, com aproximadamente 22 mil espécies diferentes, distribuídas por todos os continentes.
Para você que quer cuidar de uma orquídea, saiba que ela é uma planta de folhas verdes que produz uma flor especialmente vistosa e bem perfumada. Podem ser encontradas em lojas de presentes e floriculturas. Uma orquídea no vaso pode viver até um ano, dependendo da espécie e da qualidade do solo. Por isso, é importante ter um cuidado especial na hora de escolhê-las.
Quando descobrir a forma ideal para cuidar da sua orquídea no vaso, você poderá receber um novo aroma todos os dias no seu espaço, bem como deixar os ambientes de sua casa bem românticos. Gostou da ideia, não é mesmo? Então vamos saber agora sobre os cuidados.
Como cuidar de orquídea no vaso para ter uma planta vistosa?
Quando cultivamos uma planta, nós precisamos ter uma atenção redobrada com o cuidado da terra e como colocamos água e fertilizante para que tenhamos um resultado perfeito. No caso da orquídea é bem diferente, dependendo da espécie, ela não necessita de tanta água nem de terra. Ficou curioso? Continue lendo esta publicação para descobrir como cuidar da sua orquídea no vaso!
As orquídeas são plantas perenes, que não necessitam de sol direto, mas uma iluminação regular é sempre bem vinda. Por isso, as que estão em vasos geralmente se desenvolvem melhor quando colocadas em áreas de casa com pouco ou nenhum sol natural, como a sala ou o quarto. Um dos principais cuidados para com as orquídeas é acabar com a infestação de pragas que podem prejudicar a planta, isso é feito com um controle regular.
Cuidar de uma orquídea no vaso significa que ela precisa de um grande cuidado, principalmente se você quer ter uma planta bonita e vistosa. Ela tem o vértice dividido em quatro folhas, que precisam ser reguladas para que a planta se mantenha saudável. A terra também precisa ser trocada periodicamente e os vasos precisam estar bem esterilizados para não causar infecções.
No caso da relação com a irrigação da planta, primeiro, você precisa saber que é necessário trocar a água sempre que estiver bem fria. Depois de uma semana, retire as folhas mortas da planta e apare as aéreas com uma tesoura. Por fim, você precisa trocar a terra, apenas, se estiver muito seca.
Criar orquídea no vaso requer muito cuidado. Por isso, é preciso saber como cuidar para que ela se torne uma planta vistosa. Mas é óbvio, que nem todas as orquídeas são iguais, por isso é recomendado que você saiba o que está plantando.
Para a sua sorte esse é o nosso assunto a seguir…
Quais tipos de orquídeas existem?
Existem vários tipos de orquídeas ao redor do mundo, e esse artigo irá focar nos principais tipos. As orquídeas podem ser divididas em duas categorias: as epífitas, que são plantadas na terra para crescer, e as terrestres. Todos os tipos de orquídea precisam de luz direta para crescer bem. Estas plantas têm uma fase de reprodução anual ou bianual nos primórdios da primavera e verão.
Existem diversos tipos de orquídeas. As mais conhecidas são as orquídeas brasileiras, que têm uma folha muito grande e se propagam por meio de esporos. Essa espécie, como são bem grandes, precisam de um vaso grande. Já a Orquídea Cangaçu tem folhas retorcidas e cresce nas raízes das árvores. Dentre elas, também podemos citar como exemplo:
* Orquídea Mini-Chocolate – A orquídea Mini-Chocolate é uma planta muito pequena e delicada. Ela possui folhas minúsculas, de forma que parecem um chocolate.
* Orquídea Cymbidium – As Orquídeas Cymbidium são muito procuradas para que sejam plantadas em vasos e são as favoritas para quem mora em apartamentos. Esse tipo não tem o costume de florescer muito, mas precisa de lugares frescos para crescer.
* Orquídea Epiphyllum Hybrid – Esse tipo de orquídea é conhecida como a “orquídea dos cactos”. Ela cresce naturalmente entre os cactos e possui sementes que são parecidas com a planta espinhosa. Ela cresce em estufas e não necessita de muitos cuidados. As suas flores desabrocham, especificamente na primavera e no resto do ano ela fica fechadinha. (É uma planta de temporada)
* Orquídea Olho-de-Boneca – Ela precisa ter um cuidado muito específico. Este tipo de orquídea necessita de uma quantidade bem limitada de sol e tem algumas limitações para serem colocadas em um vaso. Mas com paciência e muito carinho, o resultado são flores estupendas com cores que ganham destaque no local onde são colocadas.
* Orquídea Brassia – Âncoras de jardins: As orquideas Brassia são plantas perenes que crescem muito bem em enxertos de madeira. Possuem uma estrutura de crescimento espalhada e se adaptam bem ao solo que possua água abundante por períodos curtos de tempo
*Orquídea Chuva de Ouro – Lindas e cintilantes, as orquídeas Chuva de Ouro são amareladas com pequenas variações em branco, laranja e magento. Enobrece qualquer cultivo e são fáceis de serem plantadas, desde que tenha o cuidado certo. Gosta de sol, mas não em excesso e costuma ter floração durante todo o ano.
Quais os principais problemas com as orquídeas?
As orquídeas naturalmente se desenvolvem como plantas aquáticas. Porém, em vasos ou mesmo em soluções de raiz, ela vai se desenvolver como uma planta terrestre.
Para especialistas, as principais causas da morte de uma orquídea no vaso estão ligadas à falta de água ou ao fluxo de água que contenha cloro. Em casos em que o vaso é recém-chegado e não possui um histórico claro de como ele chegou naquele local, sempre se deve checar as larvas, os ovos e os insetos para verificar se não está presente algum parasita.
Além disso, há uma preocupação com a poluição e o excesso de luz. Elas não podem sobreviver a longos períodos sob iluminação direta.
Também é importante manter as orquídeas fora do alcance de animais peçonhentos, ratos, bugigangas e outros insetos que podem causar uma infestação. Assim que estiver pronto para colocar sua orquídea no vaso, use um pouco de terra para fazer uma camada grossa onde ela vai crescer.
Quando você troca a terra da sua orquídea no vaso?
Normalmente, a cada seis meses é possível substituir a terra de uma planta, mas você pode esperar até um ano, dependendo do seu tipo de orquídea e da quantidade de folhagem que ela tem. Não há necessidade de trocar a terra da orquídea no vaso periodicamente, apenas quando for detectado um mau cheiro no vaso. Caso isso aconteça, aplique uma solução de remoção de óleo na areia e esfregue com as mãos para remover os resíduos.
Você deve trocar a terra da sua orquídea sempre que o solo parecer seco, pegajoso ou ocorrer um grande declínio na produção de novas raízes. A água é a principal responsável pelos nutrientes da planta e se você não enxergar adequadamente as raízes, as bactérias do solo irão proliferar e afetar o desenvolvimento das folhas e podem prejudicar a saúde da própria planta.
Para trocar a terra da sua orquídea deve-se tirar toda a terra que estiver na base do vaso, fazer uma mancha de água e adicionar um pouco de nova . Coloque a planta delicadamente sobre a camada colocada anteriormente e cubra com terra até sua base. Para finalizar, irrigue e borrife com água as folhas, temos certeza que ela irá te agradecer por usar os produtos de forma certa!
Lembrando que para regular a temperatura da planta deve-se colocar a orquídea perto de um local luminoso, mas que não tenha muita luz direta. O ideal é que seja colocada perto de uma janela, no entanto a distância da luz deve ser de, no mínimo, 30 centímetros.
Qual é o tempo para você mudar a água da sua orquídea?
Para a maioria das orquídeas, você deve trocar a água entre uma e duas semanas. Algumas espécies têm necessidades específicas que variam na questão da mudança da água.
Agora, caso você seja daqueles que precisa de exatidão nos cuidados, é recomendado para quem quer cuidar de orquídea no vaso, que água seja trocada semanalmente, assim ela sempre estará sadia. A umidade também precisa estar entre 60% e 80% para que a planta cresça bem. Agora, se você notar que sua orquídea está recebendo água suficiente, troque o líquido por volta de 15 dias.
Vale lembrar também que é necessário escolher um vaso com boa capacidade de drenagem, sempre verificando se a terra não fica úmida demais. A seguir, separamos algumas instruções sobre tipos de vasos para orquídeas com o fim de te auxiliar nesse cuidado.
Quais os tipos de vasos para orquídeas?
Um vaso para orquídeas é um recipiente em forma de vaso, cuja função principal é aproveitar o espaço e o solo disponível. As orquídeas se adaptam aos vasos mais diversos, podendo ser encontradas nas alturas em prateleira, nas janelas ou dentro dos jardins criativos feitos na casa. Sabe aquelas lindas fotos que vemos online? É isso que vamos descobrir.
Um vaso para orquídea pode ter diversos materiais, porém os mais procurados são o plástico ou o vidro. O tamanho do vaso é fundamental para a sobrevivência da planta. A altura ideal deve ser de até 15 centímetros, sem contar com o tronco e as raízes.
Existem vários tipos de vasos para plantas e orquídeas, onde cada um tem seus prós e contras. O vaso de porcelana é mais duro, porém ele absorve a umidade do solo mais lentamente, o que pode ser bom ou ruim. Por outro lado, o cristal é bem mais fácil de limpar e permite que a água respire melhor.
Existem também:
* Vasos de Ceramica – Temos de concordar que esses são belos, mas para uma orquídea no vaso pode ser algo que não seja bom. A sua maioria não possui furo para escorrer a água e são revestidos por tinta que atrapalha a iluminação. Caso tenha um vaso de cerâmica que não tenha esses problemas: Vá sem medo!
* Vasos de Barro – Uma ótima escolha! O Vaso de Barro para orquídea sempre é uma boa opção pois ele armazena um pouco de água nas suas laterais, como se fosse uma reserva. Fique atento se o vasilhame possui furos no fundo ou na lateral para que faça a troca de água e substrato.
* Cachepot de Madeira – Ele é bonito, elegante e muito útil. Porém é necessário ficar atento ao tamanho das frestas entre as madeiras, pois é necessário escolher um substrato específico para que não escorra por elas.
* Vaso de Coxim – O Vaso de Coxim recentemente ganhou uma certa popularidade entre os designer de interiores que focam nos espaços de organização para empresas e algumas opções de empresas de marketing, mas é preciso ter alguns cuidados. Faça opção por aqueles com resinas naturais, pois as sintéticas fazem mal a toda a estrutura da planta. E não esqueça de fazer um tratamento para retirar o tanino, antes de colocar a orquídea no vaso de coxim.
* Garrafa Pet – Das opções ela é a mais simples e não há problema nenhum nisso. Apenas lembre-se de fazer furos na garrafa (pode ser com uma agulha ou prego quente, de mais ou menos um centímetro) para escorrer água e os substratos. Não esqueça também da altura, ele deve ser duas vezes maior que o diâmetro da planta, para que ela não seja sufocada.
Existem diversas outras opções, mas vale lembrar que a escolha do vaso é muito pessoal, mas se você não tiver certeza quais são os melhores vasos para orquídeas, consulte um especialista que poderá te oferecer uma direção mais assertiva sobre os tipos de vasos para orquídeas.
Cuidar de orquídea no vaso: Vamos começar?
Depois de todas essas dicas, temos certeza que você ficou animado com a gama de possibilidades que foram abertas de como cuidar de orquídea no vaso, não é mesmo?
Ficamos felizes em ajudar e se você é um amante de plantas lembre-se sempre que a Orquídea no vaso é uma espécie que precisa de pouco espaço e cuidados regulares para crescer nos mais diferentes tipos de recipientes.
Cuide com carinho que, em breve, ela trará lindos resultados!
Boa jardinagem!