Os cactos se popularizaram recentemente como um item indispensável para quem busca uma decoração mais rústica e verde. Por isso, hoje vamos explicar como cuidar de cactos.
Os cactos são uma espécie de plantas que não possuem muitos mistérios na manutenção.
Vamos saber mais como cuidar dessas plantas decorativas?
1. Solo
A preparação do solo, é um dos pontos principais quando falamos de jardinagem. Afinal, é a partir da saúde do solo que as plantas se mantêm saudáveis.
Então se você quer saber como cuidar de cactos, aqui vai uma dica essencial: a terra deve ser permeável, com um bom sistema de drenagem. Nunca deixe o solo do seu cacto encharcado.
Por serem naturais de desertos, os cactos preferem ambientes mais secos. Também recomenda-se preparar o solo com uma quantidade igual de areia e terra, para se parecer ainda mais com seu lugar de origem.
O que este artigo aborda:
- 1. Solo
- 2. Como cuidar de cactos: o vaso
- 3. O Sol
- 4. Como cuidar de cactos: regas
- Problemas no cultivo
- Excesso de água na hora da rega
- Falta de água
- Cuidados com as pragas
- Conclusão
2. Como cuidar de cactos: o vaso
O vaso é um dos grandes responsáveis pela permeabilidade do solo.
Existem vasos de diversos materiais e os mais indicados para esse tipo de planta são os de barro, cerâmica ou cimento.
Esses materiais facilitam a evaporação da água, deixando assim a terra mais sequinha. Além de, claro, terem uma estética mais rústica, deixando o ambiente muito mais bonito e com cara de natureza selvagem.
3. O Sol
Por serem plantas muito resistentes, os cactos se adaptam a qualquer tipo de ambiente.
Por isso, muitas vezes são colocados em ambientes internos como escritórios, shoppings e lojas que não possuem luminosidade natural.
Entretanto, para garantir a saúde dos seus cactos é fundamental que você os deixe em um local que receba luz direta.
4. Como cuidar de cactos: regas
Até os jardineiros de primeira viagem sabem que algumas plantas precisam de regas constantes para se manter saudável.
Porém, no caso dos cactos, é preciso ter um cuidado especial com as regas.
Por serem originárias de regiões áridas, essas plantas podem ficar longos períodos sem água. Inclusive, exagerar nas regas pode fragilizar as raízes, e consequentemente afetar a saúde e a beleza do cacto.
A frequência das regas vai depender de alguns fatores como o tamanho do vaso, por exemplo, entretanto, você pode seguir as seguintes recomendações para regar suas plantinhas:
- Regar uma vez por semana nos meses mais quentes;
- Nos meses mais frios, regar pelo menos duas vezes ao mês.
E não é só a frequência da rega que precisa de atenção, a quantidade também. Cuidado para não exagerar! Se você perceber que os pratos estão cheios de água, livre-se do excesso rapidamente, já que os cactos preferem ambientes secos e ensolarados.
Leia também o texto quanto vale uma milha em reais.
Problemas no cultivo
Se você seguir esse guia de como cuidar de cactos, não terá problemas no cultivo e na manutenção das suas plantinhas. Mas caso algo não esteja saindo como o planejado ou seja seu perfil, preste atenção nestes detalhes:
Excesso de água na hora da rega
Quando estamos aprendendo a cuidar de plantas, podemos nos confundir com as medidas certas de água durante a rega. E esse pode ser um sinal que mostra o porquê não está dando certo.
Ao serem regados em excesso, os cactos podem adotar uma aparência murcha, manchas escuras e galhos moles.
Talvez seja necessário trocar o cacto de lugar, seguindo a proporção 50% areia e 50% terra. E criando um bom sistema de drenagem.
Não se esqueça de usar luvas ao manusear os cactos para evitar cortes.
Falta de água
Assim como o excesso de água é um problema, a falta dela também pode ser.
Por serem naturais de regiões quentes e áridas, às vezes acreditamos que não é necessário regar esse tipo de planta.
Caso você se esqueça de regá-lo, na frequência recomendada lá em cima, ele pode assumir uma aparência seca, magra e enrugada.
Para recuperar a vitalidade do cacto, basta regá-lo naturalmente e em alguns dias você já notará a diferença.
Cuidados com as pragas
Um outro problema que pode afligir seu jardim é a proliferação de pragas. Mesmo sendo uma espécie resistente, pode acontecer. As conhecidas como cochonilhas, são as mais comuns.
Para exterminá-las, basta utilizar um inseticida comum, que pode ser encontrado em lojas especializadas em plantas. Não deixe de seguir as instruções de uso na embalagem para a segurança do seu jardim.
Conclusão
Os cactos são bem simples de serem cuidados. Além disso, são ótimas plantas para decorar ambientes como escritórios, lojas, ambientes internos, restaurantes românticos.
Agora que você sabe tudo sobre como cuidar de cactos, pode montar seu jardim em casa, deixando-a bem mais verde, com uma decoração rústica aproveitando a beleza selvagem dessas plantas, para trabalhar em casa mais motivado.
Agora me conta aqui nos comentários quais espécies de planta você tem em casa e quais são os cuidados diários que você adota.
Além disso, não deixe de comentar suas dúvidas aqui embaixo.