Depois de encontrar o imóvel ideal junto à imobiliária, uma das etapas mais esperadas é a decoração dos ambientes. Afinal, por meio dela é possível tornar os espaços mais personalizados, aconchegantes e funcionais, contribuindo significativamente para sua qualidade de vida. Nesse sentido, as plantas são ótimas opções para ajudar, visto que além de serem relativamente baratas, têm o poder de transformar os cômodos, dando mais vida (literalmente) e beleza.
A sala é um dos cômodos mais utilizados da casa ou apartamento, sendo um ótimo lugar para cultivar plantas. No entanto, não são todas as espécies que gostam de ambientes internos, sendo necessário analisar com cuidado para garantir que fiquem bonitas e saudáveis. Então, pensando nisso, decidimos preparar o post de hoje com as melhores plantas para incluir na decoração de sua sala. Vamos lá?
Leia também Frases de amor próprio para legenda no Instagram
O que este artigo aborda:
- 1. Samambaia
- 2. Antúrio: melhores plantas para incluir na decoração da sala
- 3. Lírio da Paz
- 4. Jiboia
- 5. Costela de Adão: melhores plantas para incluir na decoração da sala
- 6. Espada de São Jorge
- 7. Orquídea: melhores plantas para incluir na decoração da sala
- 8. Palmeira Ráfia
- 9. Peperômia
1. Samambaia
Essa é uma das plantas mais comuns e tradicionais das casas brasileiras, sendo fácil de cuidar e promovendo um efeito incrível para os interiores. Isso porque, ela consegue se desenvolver com facilidade em ambientes sem luz direta, além de permitir que você crie diferentes arranjos, como colocá-la suspensa no teto sozinha, com outras acompanhantes ou até mesmo criar uma parede verde. Por ser volumosa, ela contribui com a decoração, enchendo a sala de vida.
2. Antúrio: melhores plantas para incluir na decoração da sala
O antúrio é uma planta com aparência rústica, com folhas verde escuro e flores vermelhas nas mais tradicionais, mas também existem outras variedades. A boa notícia é que ela floresce durante o ano todo, sendo ideal para decorar a mesa de centro de sua sala, o aparador ou até mesmo ser cultivada em vasos maiores no canto do ambiente. Além disso, o antúrio deve ser cultivadoà meia-sombra, pois não gosta de luz solar direta, além de manter a terra úmida e adubada.
3. Lírio da Paz
O lírio da paz é uma planta que confere elegância e sofisticação aos ambientes, principalmente aqueles com estilo clássico, sendo ideal para decorar com charme e delicadeza. Essa planta é muito indicada para ambientes internos, pois prefere lugares com sombra e frescos. É recomendado regar sempre que a terra estiver seca, pois para que fique bonita e viçosa exige-se solo úmido.
De fácil manutenção a Jiboia tem crescimento rápido e confere um visual diferenciado aos ambientes. Por ser um tipo de trepadeira, ela pode ser utilizada de diferentes formas na decoração, como pendente na estante ou até mesmo passando pelas prateleiras e objetos decorativos. O ideal é que ela seja colocada em lugares à meia-sombra, mas ainda assim é capaz de tolerar a exposição ao sol pleno.
5. Costela de Adão: melhores plantas para incluir na decoração da sala
A Costela de Adão vem ganhando cada vez mais destaque na decoração de interiores, com alto valor estético e decorativo. Com um formato de folhas bastante diferenciado e bonito, ela é capaz de transformar qualquer ambiente, tornando-se ícone até mesmo no mundo da moda. O ideal é que ela fique à meia-sombra e tenha regas mais espaçadas.
6. Espada de São Jorge
Outra planta muito popular e que não poderia faltar em uma lista sobre as melhores plantas para incluir na decoração da sala.
A Espada de São Jorge é muito bonita e fácil de cuidar, sendo a queridinha de quem quer uma decoração sofisticada, mas não tem tempo para se dedicar a ela.
Além disso, é capaz de purificar o ambiente, pois absorve metais pesados e devolve o ar puro, além de manter a casa protegida de más energias, de acordo com a crença popular. Deixe-a a meia-sombra e regue sempre que a terra estiver seca.
7. Orquídea: melhores plantas para incluir na decoração da sala
Independente do tipo, a orquídea é capaz de deixar qualquer ambiente mais charmoso e sofisticado. Ainda que não floresça todo o ano, ela exige manutenção e cuidados constantes. Portanto, faça a adubação apropriada e realize regas frequentes.
8. Palmeira Ráfia
Com inspiração oriental, essa planta promove sofisticação ao ambiente, seja em casas ou apartamentos. Por crescer de modo vertical, com caules finos e longos, ela atinge uma altura considerável. Também conhecida como Ráfis, a Palmeira é muito fácil de cuidar, devendo ser regada toda semana e possuir terra bem adubada. É importante mantê-la longe da luz solar direta e entender que o crescimento pode ser lento.
9. Peperômia
Por fim, a peperômia é uma das plantas mais fáceis de cultivar dentro de casa, pois além de não ocupar muito espaço, gosta de calor e pode oferecer diferentes efeitos ao ambiente. Existem diversos tipos de peperômia com características únicas e você pode escolher a que mais lhe agrada para criar uma decoração incrível em sua sala. Com folhas em formato de coração, ela é uma planta pendente e bastante volumosa.
Então, agora que você conhece algumas das melhores plantas para cultivar em sua sala, já pode escolher qual irá incluir em sua decoração. Lembre-se de analisar as características de cada espécie para garantir os cuidados adequados. Dessa forma, você permite que a planta cresça saudável e dure por muito tempo, com vitalidade e beleza.